Com as mesmas inovações incorporadas na bola Tango River Plate, a adidas se torna o fornecedor oficial de todo o material esportivo para a arbitragem e comissionado da FIFA para o Mundial de 1982. Isso se repetiria para os Mundiais de 1986 e 1990, com a marca já configurada como Parceria fundamental da FIFA nas competições.
adidas Tango España
Se o nome já permite avaliar que a estrutura da bola “Tango” permanecia inalterada, a adidas introduziu uma inovação ao processo com placas de borracha sobrepostas nos gomos de couro (mais fino, e mais leve) que tornavam a bola totalmente impermeável e facilitavam o escoamento da água (com superfícies que evitavam a aderência da água).
Pode-se dizer que esta é a primeira bola com qualidade resistente à água (outras surgiram antes, mas com qualidade inferior) e a última bola genuinamente confeccionada com couro legítimo.
Mas, se a inovação permitiu vantagens, como desvantagens, a bola tinha que ser substituída durante a partida, pois com o uso as placas de borracha sofriam desgastes e danos superficiais.
adidas Tango Azteca
No final de 1983, a acidas prometia um um modelo completamente novo para o Mundial do México.
A “Tango Azteca” foi uma bola costurada à mão, e que pela primeira vez, produzida com material sintético, em vez de couro.
A bola consistia de uma capa externa de poliuretano, que revestia um conjunto de três camadas internas. Com isso, confiava-se a resistência da bola, e a capacidade de manter a forma e propriedades impermeáveis.
Antes de estrear no Mundial de 1986, a bola foi testada para o melhor desempenho em gramados baixos e duros, em altitudes elevadas e para possíveis intempéries, a partir de um cenário esperado para os campos e cidades no México.
Fontes de pesquisa:
Adidas Group. “At a glance” – The Story of the adidas Group. Disponível em:
0 comentários:
Postar um comentário