CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Bola do Mundial de 1962

A realização do Mundial no Chile, em 1962, esteve marcada por vários acontecimentos, alguns políticos (de fato, em relação aos interesses o Presidente Jorge Alessandri), mas principalmente econômicos (catástrofes nos dias 21 e 22 de maio de 1960 – terremoto e maremoto – que necessitaram de investimentos significativos às vésperas da competição).

Com muitas dificuldades, a realização do Mundial do Chile foi recebida com entusiasmo e dedicação da população que, entre conflitos e apoios, engajou-se à ideia de fazer o evento a todo custo. Talvez essa necessidade de afirmação que provocou um ataque cardíaco no principal responsável pelo evento, e criador do slogan do evento (“porque nada tenemos, lo haremos todo”), Carlos Dittborn (brasileiro, naturalizado chileno), exatos trinta dias antes do início da competição.

A bola rolaria simultaneamente em quatro jogos, como “partidas inaugurais” do evento. Mas qual bola?
A Top Star fez tanto sucesso na Suécia, em 1958, que voltou a aparecer nas partidas do Chile. Inclusive na vitória da Seleção Brasileira frente ao México (2 a zero).

Mas na maioria das partidas, de fato foi a bola confeccionada oficialmente para o evento. Ela foi desenvolvida por Custódio Zamora e fabricada pela empresa dele, situada em Sán Miguel.

Assim foi criada a “Crack”, com 18 painéis (gomos) de couro curtido, alguns em formatos retangulares e outros hexagonais, todos em coloração amarela escura (quase um “caramelo”), com uma válvula menor para melhor retenção do ar injetado. Essa inovação impactou nos modelos posteriores, até a década de 1970 (o advento da adidas modificou a estrutura das bolas, mas que homenageou a “Crack” em 1974 com um modelo chamado “Chile”).

Figura: Bola Oficial do Mundial de 1962: "Crack"

Um detalhe curioso também acompanha a trajetória da “Crack” no Mundial de 1962: por recomendação da FIFA, nenhuma bola usada nos Mundiais (depois de 1954) deveria apresentar logomarcas ou quaisquer textos. Isso não foi atendido pelo comitê organizador da competição, pois em vários registros do evento é possível a identificação dos caracteres impressos na bola. O texto que aparecia na bola oficial trazia a seguinte inscrição: “CRACK - Privilegiado Modelo Industrial N-607 - Campeonato Mundial de Futbol - Copa Jules Rimet 1962 - Fabricante Zamora” (quase faltou “bola” para tanta informação!).


Fontes de pesquisa:

BALL, Peter.
Soccer: the world game. Londres: Hamlyn, 1989.
Die grössten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.

0 comentários: