CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A era das bolas adidas usadas nos Mundiais de Futebol – década de 1980

Com as mesmas inovações incorporadas na bola Tango River Plate, a adidas se torna o fornecedor oficial de todo o material esportivo para a arbitragem e comissionado da FIFA para o Mundial de 1982. Isso se repetiria para os Mundiais de 1986 e 1990, com a marca já configurada como Parceria fundamental da FIFA nas competições.

adidas Tango España

Se o nome já permite avaliar que a estrutura da bola “Tango” permanecia inalterada, a adidas introduziu uma inovação ao processo com placas de borracha sobrepostas nos gomos de couro (mais fino, e mais leve) que tornavam a bola totalmente impermeável e facilitavam o escoamento da água (com superfícies que evitavam a aderência da água).

Pode-se dizer que esta é a primeira bola com qualidade resistente à água (outras surgiram antes, mas com qualidade inferior) e a última bola genuinamente confeccionada com couro legítimo.

Mas, se a inovação permitiu vantagens, como desvantagens, a bola tinha que ser substituída durante a partida, pois com o uso as placas de borracha sofriam desgastes e danos superficiais.


Figura 1: adidas Tango España

adidas Tango Azteca

No final de 1983, a acidas prometia um um modelo completamente novo para o Mundial do México.

A “Tango Azteca” foi uma bola costurada à mão, e que pela primeira vez, produzida com material sintético, em vez de couro.

A bola consistia de uma capa externa de poliuretano, que revestia um conjunto de três camadas internas. Com isso, confiava-se a resistência da bola, e a capacidade de manter a forma e propriedades impermeáveis.

Antes de estrear no Mundial de 1986, a bola foi testada para o melhor desempenho em gramados baixos e duros, em altitudes elevadas e para possíveis intempéries, a partir de um cenário esperado para os campos e cidades no México.



Figura 2: adidas Tango Azteca


Fontes de pesquisa:

Adidas Group. “At a glance” – The Story of the adidas Group. Disponível em: . Acesso em 10.mai 2010.
BALL, Peter. Soccer: the world game. Londres: Hamlyn, 1989
Die gröβten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.


0 comentários: