CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Exposição “No Peito e no Pé”: Acervo & Seleção


Em um processo de captação e formatação que durou aproximadamente seis meses para ser realizado, o planejamento da Exposição “No Peito e no Pé” passou por uma minuciosa pesquisa para a composição de acervo, por meio de referências bibliográficas diversas, extenso arquivo fotográfico, centenas de horas dos vídeos das partidas dos Mundiais, desde 1930 até 2006.



Figura - Alguns materiais utilizados: livros, revistas, programas oficiais dos mundiais.


O futebol como temática para diversos eventos se torna cada vez mais presente tanto para a discussão dos assuntos relacionados à atividade desportiva e o mercado ou indústria a ele associado, como para os elementos estéticos, lúdicos e educacionais. Esta exposição procurará mostrar todas essas abordagens, integradas em imagens e peças únicas e exclusivas.


A exposição compõe-se de mais de 30 peças, originais e inéditas, algumas cedidas por colecionadores anônimos (por determinação deles), mas centradas na curadoria, que procurou reunir todos os itens com respectivos textos explicativos, mostra de vídeos com imagens dos Mundiais, além de monitoria presente para contar os detalhes das peças, assim como curiosidades.


A exposição, conforme sugere seu subtítulo – 80 anos dos Mundiais de Futebol - teve como preocupação a compilação cuidadosa dos exemplares de camisas e bolas históricas, em um acervo expressivo do legado histórico e da produção moderna, com predominância natural do século XX. Esses dois grandes grupos temáticos estruturam a exposição, subdividindo-se cada um deles de forma diferenciada. Enquanto as Camisas Históricas retratam fielmente a evolução estética e tecnológica do Futebol, as bolas sugerem a percepção das dificuldades dos primórdios do futebol e o desenvolvimento deste “instrumento”, aliadas ao aspecto lúdico deste elemento essencial à prática desportiva, ao mesmo em tempo que é considerado um brinquedo inserido na formação infanto-juvenil.


E na seleção das Camisas, nada mais natural que contar a evolução e a história da própria Seleção Brasileira, única que participou de todos os Mundiais.



A consistência do conjunto de peças reunidas também está vinculada aos personagens que fizeram parte da História. Assim, a qualidade do acervo não fica apenas percebida pela preservação e conservação dos materiais, alguns com quase 40 anos, mas ao trabalho de escolha de camisas dos mais diversos jogadores que fizeram parte da Seleção Brasileira. A iniciativa reuniu então o mais importante e representativo do passado da Seleção Nacional, e também a percepção contemporânea do futebol.


Finalmente, a produção da exposição foi uma difícil tarefa, principalmente pelo curto espaço de tempo disponível para ser elaborada, mas de imensa satisfação, pela obtenção dos elementos fundamentais para contar a história do futebol através de dois dos mais importantes personagens do jogo: a camisa e a bola.


Assim, a exposição procurará agradar a todos, aficionados e apaixonados por futebol, desportistas profissionais e amadores, colecionadores de camisas e artigos relacionados ao futebol, pesquisadores de História e Cultura Popular, e demais interessados que terão muitas informações e diversão na visita ao evento.

0 comentários: