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domingo, 30 de maio de 2010

A era das bolas adidas usadas nos Mundiais de Futebol – novo Milênio

adidas Fevernova


A adidas Fevernova foi a primeira a romper o padrão estabelecido em 1978 com a tradicional “Tango” (e que se perpetuou por 20 anos, até 1998).

Estruturada em três milímetros de espessura (formados por 11 camadas), incluindo uma camada de espuma especial preenchida com minúsculos balões de gás encaixados em uma espuma sintética. Esta é baseada em um poliuretano resistente à feito pela Bayer chamado poliuretano “Impranil”. A camada externa da bola consiste em uma combinação especial de poliestirenos sintéticos (poliuretanos) e borracha natural, o que proporciona uma maior elasticidade e capacidade de recuperação e conservação das características da bola.

Segundo a adidas, a superfície da bola foi desenvolvida para converter energia aplicada em todos os pontos uniformemente. Na teoria, isso permite que a trajetória da bola seja calculada, pela familiaridade com a bola, realizada em jogadas de exímia precisão.


A adidas homenagearia os países anfitriões (Coréia e Japão) no uso das cores na bola (cinza claro, verde, vermelho e dourado), inspiradas na cultura asiática.


Figura 1: adidas Fevernova

adidas +Teamgeist


Para o Mundial da Alemanha, a adidas lançou a +Teamgeist. A principal inovação, e quebra de paradigma, foi produção de uma bola com quatorze gomos/painéis curvos (configuração esta que faz com que a bola seja equivalente a um octaedro truncado), que reduzem a quantidade de pontos de contato, ao invés dos 32 usados desde 1970.

Com uma tecnologia de soldagem térmica dos gomos, a Thermal Bonded, além de uma circunferência perfeita e homogênea, o modelo permitiu aos jogadores melhorarem de forma sensível a precisão e o controle de bola, sem alterar o desempenho, mesmo em campo molhado.


O nome significa "espírito de equipe" em alemão ("Team" significa equipe e "Geist" significa espírito). Sobre ela, está a inscrição "A time to make friends" ("É tempo de fazer amigos" em inglês). O sinal de mais em seu nome foi introduzido para fins de marca, uma vez que a palavra regular alemã Teamgeist não pôde ser registrada.

Em todas as +Teamgeist oficiais dos jogos do Mundial de 2006 está escrito o nome do jogo, o horário local e a data, com exceção da final, onde está escrito "Final" e não o nome do jogo. Também para a final, os detalhes da bola são todos dourados.


Figura 2: adidas +Temageist - bola usada na Final


adidas Jabulani


Feita de poliéster e algodão (para as camadas interiores) e poliuretano (camada exterior), a Jabulani foi desenvolvida durante três anos para o Mundial da África do Sul, com 69cm de circunferência e massa de 440g.

A Jabulani introduziu importantes avanços tecnológicos, tais como a textura com ranhuras de aderência para melhor domínio e melhor estabilidade da trajetória, em atrito com o ar.

Também, diferentemente de todos os modelos anteriores a Jabulani é formada por oito gomos unidos termicamente e, pela primeira vez na história, os gomos foram moldados esfericamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico.

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Celebração", em Zulu. Também o número 11 traz outras referências: o número de jogadores de cada time em campo, e o fato da Jabulani ser a 11.ª bola desenvolvida para um Mundial.


Figura 3: adidas Jabulani


Fontes de pesquisa:


Adidas Group. “At a glance” – The Story of the adidas Group. Disponível em: http://www.adidas-group.com. Acesso em 10.mai 2010.

Die gröβten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.

FIFA.com. adidas apresenta a Jabulani. Disponível em: http://pt.fifa.com/worldcup/news/index.html. Acesso em 10.mai 2010.


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