CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 15 de maio de 2010

A bola do Mundial de 1954

Como tradição estabelecida a partir de 1934, as bolas utlizadas para a competição em 1954 foram confeccionadas no país-sede, a Suíça, mais especificamente na cidade de Basel (Basiléia).

A fornecedora escolhida foi a KOST Sport AG – fundada em 1866, em atividade, atualemente – para a produção das bolas, que receberam o nome, impresso na bola, de “Swiss World Champion Match Ball”.

O padrão da bola foi mantido o mesmo em relação à “Superball Duplo-T”: costuras internas, sem os cordões – com o sistema de injeção e retenção de ar realizado por meio de uma válvula acessada por um orifício em um dos gomos – e maior qualidade no acabamento.

A “Swiss World Champion Match Ball”.era composta por 18 painéis do couro curtido (gomos) de forma geométrica interligados perfeitamente.

Neste aspecto, como curiosidades dessa bola, particularmente, a finalização do processo de costura era manual, diferentemente das outras bolas.

Outro aspecto importante estava relacionado à promoção e uso das bolas. A bola divulgada e fotografada para a competição apresentava várias logomarcas – além do nome impresso. Mas, para os jogos, as bolas não apresentavam nem mesmo o nome – regra adotada para melhores condições na avaliação de possíveis imperfeições da bola.

Figura: Goleiro alemão Toni Turek com a “Swiss World Champion Match Ball

A coloração das bolas se assemelhava ao laranja tangerina, pela primeira e última vez nos Mundiais de Futebol.


Fontes de pesquisa:


BALL, Peter. Soccer: the world game. Londres: Hamlyn, 1989

Bürgerzeitung Duisburg. Gedenktafel für den "Fußballgott" Toni Turek. Disponível em: . Acesso em 05.mai 2010.

Die gröβten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.



0 comentários: