CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Bola do Mundial de 1966

Finalmente, um Mundial seria realizado naquele que é, de fato, o país onde o futebol nasceu e se desenvolveu: a Inglaterra.

Após o boicote dos países africanos (por uma resolução que obrigava o vencedor da etapa classificatória – erroneamente chamada de “eliminatórias” no Brasil – a disputar uma vaga com o vencedor da etapa asiática), que abalou a credibilidade do “Mundial”, os ingleses precisavam mostrar ao mundo a melhor organização que o evento já recebera, independente de quais países estivessem representados.

Após uma rigorosa seleção, por meio de “teste cego” (sem a identificação das bolas, como foi realizado em 1958, na Suécia) a empresa selecionada foi a Slazenger, que era a principal fornecedora de material esportivo (trajes e bolas) para atletas de Tênis (especialmente Wimbledon), Hóquei e Críquete.

A "Slazenger Challenge" era composta por 25 painéis de couro curtido, com coloração avermelhada (também identificada como por alguns como “crimson”) e finalizados artesanalmente para melhor acabamento. Também foram utilizados outras duas versões para a bola: branca e amarela (os jogos foram transmitidos em cores pela Eurovision para 20 países na Europa – e a mudança de cores era recurso para a iluminação nos horários dos jogos).


Figura: Bola "Slazenger Challenge"- Mundial de 1966


Somente na partida final que foram divulgadas a marca e o nome da bola (Observação: muito consideram o nome correto "Slazenger Challenge 25", como identificação para a composição da bola).

Fontes de pesquisa:

BALL, Peter.
Soccer: the world game. Londres: Hamlyn, 1989.
Die grössten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.

0 comentários: