CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A era das bolas adidas usadas nos Mundiais de Futebol – década de 1990

adidas Etrusco Unico

Redefinido o padrão estético e tecnológico das bolas na década de 1980, a adidas inovava mais uma vez para a década que se iniciava com essa bola.

Produzida exclusivamente em camadas com fibras sintéticas de elevada qualidade, sendo a mais interna uma composição de tecidos impregnados com látex, para maior estabilidade na forma e maior resistência a rasgos; posteriormente uma camada de neopreno (composto de borracha sintética) proporcionando à bola impermeabilidade; e a camada exterior feita de placas de poliuretano, para a resistência à abrasão e elasticidade.

Como homenagem ao país anfitrião do Mundial, o nome da bola teve como inspiração a história da Itália e a Arte Etrusca. Três cabeças de leão etruscos decoram cada um dos vinte triângulos do padrão “Tango”.


Figura 1: adidas Etrusco Unico

Figura 2: Carlos Valderrama (Colômbia) e a "Etrusco"

adidas Questra



O modelo de bola utilizada no Mundial de 1994 foi criado no Centro de Desenvolvimento de Bolas da adidas, que fica na França. Antes de finalizada, a bola foi testada com jogadores profissionais e amadores em três países: França, Alemanha e Estados Unidos da América.

O design da bola incorpora a temática que a concebeu: inovação e a “busca pelas estrelas” (“the quest for the stars” que virou “questra” e nomeou a bola). Os elementos que inspiraram a bola foram a Bandeira Americana (com as faixas e estrelas) e a NASA, pela tecnologia espacial.


A bola foi fabricada a partir de cinco diferentes materiais com uma camada flexível, mais resistente na camada exterior, feita de poliuretano.


Figura 3: adidas Questra

Figura 4: Romário conduz a "Questra" no Mundial de 1994.

adidas Tricolore

Para o Mundial de 1998, a França foi homenageada com uma bola que reproduzia as cores da Bandeira Nacional da França (“tricolore”, “três cores” em português, e foi a primeira bola colorida), e com galos estilizados, símbolo que forma o escudo da Camisa da Seleção Francesa.

A “Tricolore” possuía as mesmas inovações da “Questra”, melhorada pela tecnologia de impressão "underglass", que aumentava a longevidade e visibilidade do design da bola, para uso constante e com alto impacto, e uma fina camada de espuma sintética avançada.


Figura 5: adidas Tricolore

Figura 6: Zinedine Zidane (França) prepara a "Tricolore" para um lançamento

Fontes de pesquisa:

Adidas Group. “At a glance” – The Story of the adidas Group. Disponível em:
. Acesso em 10.mai 2010.
BALL, Peter. Soccer: the world game. Londres: Hamlyn, 1989
Die gröβten Spiele. Sport Bild, Band 2, Hamburg, 2006.

0 comentários: